Como lidar com maxlength nos campos de comentários do WordPress 4.5

Finamente foi anunciado o lançamento do WordPress 4.5, esta nova versão traz grandes mudanças na forma de lidar com maxlength nos campos de Comentários.

Como lidar com maxlength no WordPress 4.5
Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

Finamente foi anunciado o lançamento do WordPress 4.5, esta nova versão traz grandes mudanças na forma de gerir conteúdo, inclusive como lidar com maxlength nos campos de comentários.

É muito importante estar por dentro destas novidades para não deixar nada passar em branco. Sabemos o quanto é importante que os Gestores de Conteúdo e Especialistas em WordPress estejam por dentro de tudo isso.

Veja como funciona a nova regra de Comentários no WordPress 4.5

Os comentários no WordPress 4.5 teve um foco especial e este artigo vai lhe mostrar uma de suas grandes mudanças. O formulário de comentário agora irá fazer valer o comprimento máximo de cada respectiva coluna no Banco de Dados atribuindo os atributos maxlenght em cada um de seus campos. Segue os valores padrões para cada campo:

  • Comentário – 65525 caracteres;
  • Nome – 245 caracteres;
  • Email – 100 caracteres;
  • URL – 200 caracteres.

Em versões anteriores do WordPress, quando a quantidade máxima de caracteres dos campos eram atingidas, havia uma truncagem na hora do salvamento dos dados, que pode ser algo bem frustante para os usuários, a partir do WordPress 4.5 existe uma função chamada wp_get_comment_fields_max_lengths() que controla a quantidade máxima de caracteres permitidos para cada campo da tabela wp_comments.maxlength WordPress-comments

Diminuindo o maxlength padrão

Para diminuir os valores padrões é uma missão bem simples de ser cumprida, para isso existe o filtro wp_get_comment_fields_max_lengths. Segue um exemplo:

add_filter( 'wp_get_comment_fields_max_lengths', function( $lengths ) {
     //Coluna do banco de dados que armazena o Email
     $lengths['comment_author_email'] = 99;
     return $lengths;
 } );

Aumentando o maxlength padrão

No exemplo acima estamos aplicando um filtro que diminui a quantidade de caracteres da coluna “comment_author_email” para 99. Para se fazer o caminho inverso, que no caso é aumentar a quantidade de caracteres suportados, dá um pouco mais de trabalho, mas nada que os Ninjas em WordPress não possam fazer, para isso você pode alterar a estrutura da tabela wp_comments e aumentar estes valores.

Um último conselho, mas não menos importante: caso você deseje aplicar o filtro wp_get_comment_fields_max_lengths para aumentar os limites sem que tenha feito a devida alteração no banco de dados, quando o usuário for fazer um comentário, e ultrapassar os limites da tabela, isso vai gerar um WP_Error, e os dados não serão salvos no banco de dados.

Como lidar com maxlength no WordPress 4.5