Por que é importante manter seu WordPress atualizado?

0
WordPress 4.5 atualizado

Devemos manter o WordPress sempre atualizado pois, assim como todo software, ele está sujeito a mudanças em seu código fonte. E ainda bem que isso acontece. Neste artigo, veremos a importância de se manter o WordPress sempre atualizado e por que estas atualizações são feitas.

Desde seu nascimento até sua versão atual, WordPress 4.5, o WordPress sofreu cerca de 87 atualizações em seu código fonte. Todas estas atualizações são realizadas pela comunidade mantenedora, testada por meio de Beta tests, e só então, liberada oficialmente para toda comunidade WordPress atualizar.

Mas meu site funciona, por que devo atualizar?

O primeiro ponto, e mais importante para se considerar é a segurança do seu site. Você guarda informações importantes no seu site, e manter estas informações seguras é crucial para que você passe confiança para seus usuários, e não só o WordPress, mas como todo sistema online se preocupa com isso, pois diariamente métodos de invasão são descobertos, e os mesmos podem ser utilizados para roubar informações do seu site, ou até mesmo desconfigurá-lo. Com as atualizações de segurança, o WordPress garante que seu site fique protegido contra qualquer nova ameaça descoberta.

A internet está em constante mudança, e para continuar moderno e atrativo, o WordPress realiza atualizações de funcionalidades, que além de deixarem o sistema mais poderoso, garantem uma melhor experiência de usuário para o gestor de conteúdo.
Assim como já comentei, todo sistema pode conter falhas de seguranças, e além das falhas de seguranças, temos os famosos “bugs”, que resumidamente, são falhas no código que causam um comportamento inesperado. As atualizações de correção de bugs, então, são importantes para manter sua instalação do WordPress livre de possíveis bugs que possam atrapalhar no bom funcionamento do seu site.

Como mantenho meu WordPress atualizado?

Desde a versão 3.7 do WordPress, algumas pequenas atualizações básicas de segurança e correção de bugs são feitas automaticamente, mas as atualizações maiores você faz em poucos cliques através da administração do seu WordPress, seguindo o caminho “Painel → Atualizações”.

Apesar do WordPress manter compatibilidade em suas atualizações (ou seja, atualizações não devem quebrar seu site), recomendamos que seu site seja atualizado primeiramente em um ambiente de homologação, e só após constatação de que todo seu site está funcionando, a atualização deve ser feita no seu servidor de produção.

Portanto, se seu site estiver com uma versão do WordPress antiga, recomendamos fortemente que atualize-a, mesmo que tudo esteja funcionando, pois além de várias ferramentas legais que são implementadas, você garante que seu site continue seguro para seus usuários.

Tudo sobre WordPress atualizado