Embeds melhores e personalizáveis no WordPress 4.5

Uma nova repaginada na maneira que os embeds são incluídos e formatados, uma nova abordagem e mais clareza na hora de publicar conteúdos de sites terceiros.

WordPress 4.5 e embeds

Uma das grandes novidades da versão do WordPress 4.5 são as mudanças relacionadas a inclusão de conteúdo externo os embeds.

O que mudou?

Na nova versão do WordPress o elemento iframe usado para adição dos embeds, mudou seu atributo title para melhor descrever o que está sendo exibido e para aprimorar a acessibilidade.
embeds struct
Os embeds agora também fazem parte da hierarquia dos arquivos, antes eles só poderiam ser alterados através de filtros. Atualmente, você pode adicionar um template personalizado e montar sua própria estrutura da maneira que desejar. Os templates devem ter o seguinte padrão de nomenclatura para que sejam carregados pela hierarquia.

embed-{post-type}-{post_format}.php
embed-{post-type}.php

Caso nenhum dos arquivos sejam localizados, o arquivo padrão wp-includes/theme-compat/embed-content.php será usado como fallback.

O arquivo padrão foi divido em 5 partes, para obter uma estrutura melhorada, esses arquivos são.

  • embed.php
  • embed-404.php
  • embed-content.php
  • header-embed.php
  • footer-embed.php

A estrutura de URLs foi outra mudança neste versão WordPress 4.5, todos os embeds irão conter o slug /embed/. Caso exista uma página com este slug automaticamente a querystring ?embed=true será adicionada a url.

O que são embeds?

Nos dias atuais, com os vídeos, áudios, books e muitos outros recursos de serviços da internet, se vê necessária a adição destes conteúdos de terceiros nos websites. Isso é feito a partir de embeds, ou seja através da adição de conteúdo proveniente de outros sites, como uma janela para estes serviços. De certa forma, isso ajuda no que diz respeito à organização e também na economia de tempo. Uma vez que apenas estes serviços se tornam responsáveis por armazenar, filtrar e manter estes conteúdos disponíveis sempre que requisitados.

Com o CMS mais popular do mundo não é diferente, o WordPress conta com maneiras amigáveis de fazer esse tipo de troca de conteúdo através deste método. Em sua nova versão do WordPress eles se tornaram mais dinâmicos e customizáveis, assim o desenvolvedor de temas tem uma liberdade maior para formatá-los como achar melhor. Antes isso era feito a partir de um filtro que limitava a forma em que estes embeds seriam formatados e posteriormente exibidos.

Conclusão

Com essa nova mudança o WordPress 4.5 se torna bem mais flexível no que diz respeito a embeds.

Referência

https://make.wordpress.org/core/2016/03/11/embeds-changes-in-wordpress-4-5/

Tudo sobre WordPress - embeds