WordPress oEmbed provider em sua versão 4.4

O WordPress oEmbed provider é uma das mais interessantes funcionalidades da versão 4.4. Conheça o que é e como usá-la a seu favor.

Seus amigos merecem saber desse conteúdo?

O recurso de oEmbed do WordPress fica mais poderoso ainda na versão 4.4. Além de podermos fazer a incorporação de conteúdo publicado em sites de terceiros (fotos, vídeos, slides, áudios, documentos, etc), será possível fazer o oEmbed de posts de blogs e sites em WP, o que chamamos de WordPress oEmbed provider.

Simplesmente ao colar a URL, será possível dar visibilidade a outros posts de seu site/blog, exibindo-os de forma a gerar interesse nos leitores.

Exemplo de WordPress oEmbed provider
Exemplo de embed de conteúdo do próprio blog/site

O mesmo funciona com posts de outros sites/blogs em WordPress. Em vez de citar o conteúdo em forma de link, porque não fazer o embed do post? 😉

Exemplo de embed de post de sites de terceiros
Exemplo de embed de post de sites de terceiros

Também será permitido fazer a customização do CSS do embed exibido, permitindo assim que ele se adeque à identidade visual do seu projeto.

A parte um pouco chata desse recurso é que aparentemente está funcionando apenas entre sites que tenham a versão recente instalada. Ao fazer o oembed de conteúdo de sites com uma versão diferente da 4.4, somente o link é exibido como texto simples.

Quero desativar o WordPress oEmbed provider. É possível?

De acordo com o WordPress, isso é perfeitamente possível, fazendo a instalação do plugin Disable Embeds.

Outros oEmbeds permitidos na versão 4.4

Além do embed de posts, a versão 4.4 permitirá fazer a incorporação de conteúdo dos seguintes sites:

Para saber mais a respeito, temos um post bem interessante no site WP Tavern (em inglês) que explica de forma bem interessante até mesmo como fazer o teste dessa nova funcionalidade.

Agora, se você é desenvolvedor e tem interesse em mais detalhes, o Make WordPress Core tem um post bem completo sobre o WordPress como oEmbed provider.

O que você achou dessa novidade? Em nosso blog, daremos mais detalhes sobre cada funcionalidade adicionada à versão 4.4 do WordPress. Fique ligado! 🙂

Saiba tudo sobre a versão 4.4 do WordPress