O gerenciamento de usuários está aprimorado no WordPress 4.4

O WordPress evolui muito a cada nova versão lançada e neste artigo veremos algumas das melhorias no gerenciamento de usuários do WordPress 4.4.

A versão 4.4 do WordPress trouxe uma série de melhorias que visam auxiliar todos aqueles que fazem uso do ecossistema do CMS, seja o usuário desenvolvedor, seja ele gestor e consumidor de conteúdo. Dentre esses aprimoramentos, podemos identificar uma série de melhorias no gerenciamento de usuários do WordPress 4.4, tanto em questões de novas funcionalidades quanto em questão de usabilidade.

Melhorias de funcionalidade

Uma pequena, porém sutil melhoria na edição do perfil de usuário no novo WordPress 4.4 é a inclusão do campo “Profile Picture”. Este campo oferecerá ao usuário um link direto para o Gravatar, onde ele poderá alterar sua foto do perfil.

Inclusão do campo "Profile Picture", que leva o usuário para o site do Gravatar para alterar sua foto do perfil.
Inclusão do campo “Profile Picture”, que leva o usuário para o site do Gravatar para alterar sua foto do perfil.

Outra mudança promovida pelo WordPress 4.4 é a inclusão do filtro get_role_list, que permitirá a um usuário possuir várias roles. Essa habilitação de vários papéis a um usuário só funciona via código, não sendo possível efetuar essa operação pela interface do administrador do site.

O filtro get_role_list exige dois parâmetros: um array contendo as roles a serem habilitadas e um objeto WP_User contendo o usuário em questão.

Melhorias de usabilidade

Dentre as melhorias na busca de usuários no administrador do WordPress 4.4 está a replicação do controle de seleção “Alterar função para…” e do botão “Alterar” para o rodapé da tabela de usuários, fazendo com que as opções de cabeçalho e rodapé do gerenciamento de usuários fiquem iguais. Com isso, caso o site possua muitos usuários cadastrados, não haverá necessidade de rolar a página até o topo para salvar as informações após sua edição. Dessa forma o gestor de conteúdo ganha tempo na manipulação de informações dos usuários cadastrados.

Página de lista de gerenciamento de usuários no administrador da versão 4.3.1 do WordPress.
Página de lista de gerenciamento de usuários no administrador da versão 4.3.1 do WordPress.
A replicação do controle de seleção de função do usuário e do botão "Alterar" para o rodapé da lista de usuários foi uma das melhorias no gerenciamento de usuários do WordPress 4.4.
A replicação do controle de seleção de função do usuário e do botão “Alterar” para o rodapé da lista de usuários foi uma das melhorias no gerenciamento de usuários do WordPress 4.4.

25% dos sites da Internet são desenvolvidos em WordPress. Isso prova a confiança e a maturidade que a plataforma adquiriu no decorrer dos anos perante o seu público. As melhorias no gerenciamento de usuários do WordPress 4.4 e muitas outras são uma resposta à comunidade de que o WordPress não está está estagnado e não vai parar. Muito ainda está por vir.

Saiba tudo sobre a versão 4.4 do WordPress

  • Pablo Almeida

    Por que não colocar um formulário de upload de foto diretamente no Gravatar? Ou simplesmente enviar uma foto de perfil? Retirar o usuário do site é uma das coisas mais erradas que existem. Recurso inútil!