Mudanças no editor padrão do WordPress 4.3

O editor padrão do WordPress 4.3 chega com algumas mudanças que vale muito a pena conhecer. Se você é gestor, vai gostar das novidades.

A versão 4.3 do WordPress vem aí e com ela chegam algumas mudanças. Para quem é gestor de conteúdo, mudanças no editor padrão sempre são bem-vindas e essa versão traz umas bem interessantes.

Se você faz uso de markdown, a nova versão já começa a dar suporte a tais marcações. Cabeçalhos, citações, listas ordenadas e não ordenadas são algumas que o editor padrão do WordPress 4.3 passou a substituir por tags HTML.

  • Ao usar * (asterisco) ou – (traço) você inicia uma lista não ordenada.
  • Ao usar 1. você inicia uma lista ordenada.
  • Ao usar # você transforma um texto em h1. ## em h2, ### em h3 e assim por diante.
  • Ao usar > você transforma o seu texto em citação.

Abaixo, temos um vídeo demonstrativo publicado pela própria equipe do WordPress.org da funcionalidade:

Outra funcionalidade que já existia para imagens e embeds feitos no editor e que agora também está disponível para links é a inline link toolbar. Clicando no link, aparecerão as opções de edição e remoção de links, facilitando o processo de gerenciamento.

Inline link toolbar - WordPress 4.3 O contador de palavras também ganhou um update. Alguns tipos de caracteres foram incluídos e outros foram excluídos da contagem pelo editor padrão do WordPress 4.3. Para aqueles que trabalham com um mínimo ou máximo de caracteres em publicações diariamente, fica mais fácil saber com exatidão quantas palavras seus textos têm a partir de agora.

Tags HTML, assim como shortcodes, por exemplo não entram mais na contagem. Já emojis e outros caracteres do gênero passam a ser considerados como um único caractere em vez de dois. Para saber mais detalhes do que entra ou não na contagem, há um post no Make WordPress Core sobre isso.

Está curioso para saber mais novidades a respeito da nova versão do WordPress? Acompanhe nosso blog! 😀

Assista à gravação do Webinar WordPress 4.3 para Gestores.